Você sabia?
A classificação dos seres vivos em cinco reinos foi proposta por Whittaker em 1969, organizando todos os seres vivos em exatamente cinco grupos: Bactéria, Protista, Fungos, Plantas e Animais.
E este sistema de classificação é adotado até hoje por muitos professores e na grande maioria dos materiais didáticos disponibilizados nas escolas e universidades.
Como todos sabemos, a ciência é muito dinâmica e novas descobertas e avanços acontecem a todo momento, principalmente descobertas no campo da sistemática e taxonomia. Aqui nós apresentaremos os três grandes domínios de seres vivos e as principais linhagens de eucariotos.
No modelo mostrado acima podemos ver primeiramente que todos os seres vivos estão divididos em três domínios: Bacteria (bactérias), Archaea (arqueas) e Eukaria (eucariotos). Os domínios Bacteria e Archaea são procariotos, o domínio Eukaria engloba todos os eucariotos que graças as descobertas da sistemática molecular atualmente compreende sete supergrupos.
Os sete grupos de eucariontes mostrados no modelo acima são: Opisthokonta, Amoebozoa, Plantas e algas correlatas, Alveolata, Stramenopila, Rhizaria e Excavata.
Em síntese apenas três reinos restaram da classificação anterior, as plantas (grupo Plantas e algas correlatas), Animais e Fungos (grupo Opisthokonta).
Referências
RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
REECE, J.B.; URRY, L.A.; CAIN, M.L.; WASSERMAN, S.A.; MINORSKY, P.V.; JACKSON, R.B. Campbell biology (No. s 1309). Boston: Pearson, 2014.