Você sabia?
Os organismos conhecidos como musgos, hepáticas e antóceros são pequenas plantas que são encontradas normalmente em locais úmidos mas também tem ocorrência registrada em desertos, sobre rochas expostas e até mesmo formando grandes tapetes no Círculo Ártico.
Por muitas vezes ambos os termos Briófita e Bryophyta são utilizados para designar todo o conjunto de plantas avasculares, lembrando que dentro de plantas avasculares temos três diferentes grupos pertencentes a exatamente três filos.
Briófita é um termo utilizado para se referir a todos os grupos de plantas avasculares (musgos, hepáticas e antóceros) de forma geral, embora este termo não ser um nível taxonômico reconhecido. As plantas reconhecidas como"briófitas" são um grupo parafilético (grupo que não inclui todos os descendentes de um único ancestral), o que sustenta o uso de um termo informal para estes organismos. Neste sentido o termo briófita é muito útil pois se refere a um grupo de organismos que compartilha adaptações e estratégias de vida semelhantes.
Por outro lado Bryophyta, é um termo utilizado para se referir a apenas um filo de plantas avasculares, o filo que representa os organismos conhecidos genuinamente como musgos.
Referências
RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
REECE, J.B.; URRY, L.A.; CAIN, M.L.; WASSERMAN, S.A.; MINORSKY, P.V.; JACKSON, R.B. Campbell biology (No. s 1309). Boston: Pearson, 2014.