top of page

Você sabia?

cogumelos_tumb.png

O filo dos Basidiomicetos possui aproximadamente 22.300 espécies, dentre estas estão os cogumelos comestíveis e venenosos. No geral o corpo de frutificação de um cogumelo é formado por um píleo (chapéu), que é sustentado por um estipe ou pedúnculo. Em muitos himenomicetos a porção inferior do píleo apresenta estruturas radiadas denominadas lamelas

Os cogumelos exibem uma grande variedade de formas, tamanhos, cores, texturas, odor, sabor, longevidade, tipos de crescimento e mais. E assim como em todos os outros seres vivos do planeta, as combinações de características nos cogumelos também se deve a capacidade adaptativa. E segundo os autores deste recente estudo, relacionar esta variedade de formas com a sua função no ambiente tem sido um grande desafio. Na imagem abaixo temos um diagrama compilando as principais características e suas respectivas funções ecológicas para o modo de vida dos cogumelos. 

Cogumelo_edit.png

Algumas características não apresentam diretamente alguma função ecológica, mas a grande maioria desempenha alguma função para a sobrevivência dos cogumelos no meio ambiente. Como exemplo temos o comprimento do estipe, que atua para evitar os ataques de predadores no píleo, que consiste em uma reserva de água e nutrientes para o cogumelo. 

Não só a sua forma e tamanho, mas a coloração também é uma característica importante, como a coloração avermelhada utilizada no exemplo acima, indicando que o fungo provavelmente possui algum composto tóxico, sendo neste caso a cor vermelha um sinal de aviso.

Referências

Halbwachs, H., Simmel, J., & Bässler, C. (2016). Tales and mysteries of fungal fruiting: How morphological and physiological traits affect a pileate lifestyle. Fungal Biology Reviews, 30(2), 36-61.

bottom of page